Profissionais de Marketing
- Agencia AYK
- 28 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
A principal função do especialista em marketing é usar seus conhecimentos para aumentar as vendas de uma marca ou uma empresa. Ele é o responsável por criar estratégias que tornarão um produto ou um serviço mais atraente para o seu público-alvo, isso de uma maneira inteligente para atrair e não repelir os consumidores.

Sabemos que a cada dia que passa a concorrência é cada vez maior em qualquer campo de atuação, por isso ter paixão e disposição para se dedicar é uma das coisas mais importantes. Mas afinal, o qual o perfil do profissional de marketing?
Como tudo muda, os clientes também mudaram e a forma como a informação é passada também mudou. Hoje em dia a informação não vem até os clientes, eles têm que ir até ela. Por isso, o profissional de marketing tem que estar sempre atualizado e adaptado aos novos meios para se destacar. Deve ser criativo, antenado, comunicativo e estrategista. Precisa conhecer as novas tendências da área e, principalmente, ser ético. Outras características bem solicitadas no mercado são as de que esse profissional tenha espírito de liderança, mente aberta, tenha a habilidade de criar novos produtos e que seja uma pessoa bastante enérgica, que busca mudanças e conhecimento continuamente. Então vamos listar aqui 6 habilidades essenciais que um profissional da área deve ter:
Pensamento criativo Capacidade de olhar para problemas novos e antigos por uma perspectiva nova e transformar este olhar numa resposta pequena ou grande sobre quais alterações podem provocar melhorias. Ter a criatividade de deslocar o pensamento para áreas inexploradas por outros e colocar em pratica esse pensamento. A criatividade pode estar em pensar um algoritmo de uma forma diferente, uma embalagem, uma função, e, em qualquer lugar.
Saber e estar disposto a escutar O profissional de marketing deve saber de antemão que todos os seres humanos com quem irá se relacionar são consumidores. E, por serem consumidores, todos se sentem no direito palpitar sobre marketing. Por isso, ele deve saber impor um ponto em que o seu trabalho está firmado em sólidas convicções e, a partir destas estar disposto a convencer as pessoas a modificar suas opiniões e maneiras de compreender o problema.
Habilidade de analisar dados e colocar em ação O profissional de marketing deve aprender a trabalhar tanto com estatística como com análise de conteúdo, com análise do fluxo de cliques em um website como com engajamento em redes sociais. Tudo isso, deve proporcionar insights valiosos para os negócios, transformados em ação que direcione a melhorias constantemente.
Adaptabilidade Sabemos que o mercado é muito dinâmico e isso se dá porque o profissional de marketing, direta ou indiretamente, aprende na prática como se adaptar a novas situações. Uma empresa que encontra e aproveita uma oportunidade, deve saber que, se essa oportunidade for boa mesmo, a maior vantagem que ela pode extrair disso é o tempo disponível para encontrar uma outra boa oportunidade, enquanto seus concorrentes estarão ocupados tentando neutralizar a sua vantagem. É preciso ser adaptável ao que se apresenta como novo e estar disponível para despojar-se do antigo.
Independência e dinamismo
É importante que o profissional saiba resolver com rapidez as crises que acontecem. Algo que ajuda na rapidez em tomar decisões é ser independente, saber se autogerir e tomar decisões sozinho. Quanto mais iniciativa e capacidade de resolver sozinho e rápido os problemas que aparecem, melhor você será como profissional de marketing.
Paixão por aprendizado Se você quer ser um bom profissional de marketing, você deve gostar muito de aprender. Com a velocidade das mudanças do marketing, é obrigatório estar sempre fazendo cursos, se atualizando sobre as novas práticas do mercado, lendo blogs e livros. O marketing muda bastante e rápido, e o profissional que tiver sede de sempre aprender coisas novas, certamente terá estratégias melhores e mais afinadas com as mudanças do público.
Comments